Q — de Quebranto

As letras do Alfabeto Português, formam uma familia linda e numerosa. A saber: são as cinco vogais e 23  consoantes, +  as letras,  K-W-Y que por sinal foram adotadas, perfazendo um total de 26 letras.  As letras formam um grupo de “bailarinas”, que se relacionam dentro de um condomínio popular denominado de:  Alfabeto. As letras  são distintas, delicadas e insubstituiveis.
Portanto, lendo, digitando ou acrescentando-as, tenha consciência de sua eternidade.
Com a letra Q- Escrevevemos  a palavra, QUEBRANTO.

Segundo Aurélio; (dicionário); quebranto é o resultado mórbido doentio que não passa de um sentimento religioso de crendice popular que remonta do século (XV). O quebranto tem suas raizes no ocultismo religioso.
Para o povo brasileiro o ocultismo religioso é uma cultura 100% alheia. Como assim? É que ela foi implantada por aqui, por conta de pessoas de outras nacionalidades que para cá migraram e escolheram o Brasil para morar. 
Hoje a maioria dessas crenças populares sobre ocultismo, esoterismo, hermetismo cartomancia e outros, estão ultrapassadas.

O MAL DE SIMIOTO 
Até por razões óbvias, algumas facções de cunho religioso, como o quebranto, por exemplo, tiveram a partir do século XVIII como chassi, o universo feminino. Razão: As mulheres mães são dadas com maior acesso aos serviços de saúde da família. Quando o problema em casa é a doença da criança, ele sempre acaba sobrando para elas. Principalmente quando se tratava da cura do mal de simioto. Doença hoje, superada, embora não completamente (ver imagem). 

Comentários