Y — de Yara


As letras do Alfabeto Português, formam uma familia linda e numerosa. A saber: são as cinco vogais e 23 consoantes, + as letras, K-W-Y que por sinal foram adotadas, perfazendo um total de 26 letras. As letras formam um grupo de “bailarinas”, que se relacionam dentro de um condomínio popular denominado de: Alfabeto.
As letras são distintas, delicadas e insubstituiveis. Portanto, lendo, excluindo, digitando, ou acrescentando-as, tenha consciência de sua eternidade.


Com a letra Y — escrevemos o nome, YARA.

Yara é a deusa encantada das águas doces. Cultuada pelo povo indigêna, esta entidade folclórica e aquática, é uma cabocla de genio bem forte, seu grito é como se fosse o grito de um passaro perseguido. 

O MITO; 

 
Moça bonita, de cabelos demasiadamente longos, que sempre mora nas águas perto das matas. Pode morar no mar, nos rios, nos lagos, nas cachoeiras e nas lagoas (ver imagem) 
Vez por outra, nas caladas da noite, especialmente em noite de luar, canta e encanta. 
Diz que duma voz tão boa, bonita e tocante que o homem que a ouve morre de paixão por ela. 
Quando o Homem se apaixona por ela, ele é levado ao fundo das águas (mar, rio, cachoeira, lago ou lagoa)e é devorado pela Yara. 
Não se entende nada de suas cantigas porque canta em língua ante-humana. Se a mãe-d'água por acaso um dia morrer, sua fonte seca.

Comentários